Existe uma variedade de aparelhos ortodônticos e ortopédicos que podem ser removíveis ou fixos. Cada um com uma função específica.
Aparelhos removíveis: Eles podem funcionar como aparelhos ortopédicos funcionais ou como contenção após o tratamento ortodôntico.
Aparelhos Fixos Metálico: É o dispositivo corretivo mais conhecido e utilizado, que possui peças metálicas - braquetes - coladas nos dentes e um arco fixado por ligaduras elásticas (conhecidas popularmente como "borrachinhas").
Aparelho Fixo Estético: Este é um tipo de aparelho fixo também, uma ótima opção para quem quer e precisa corrigir a má oclusão sem deixar de lado a estética e a aparência. Os braquetes são de um material transparente que podem ser de Porcelana ou Safira.
Autoligado: São o tipo de bráquetes mais modernos e com maior tecnologia atualmente. Este sistema dispensa o uso de borrachinhas para prender o fio no bráquete, proporcionando uma maior força de movimentação dentária, pois o sistema tem apenas uma "portinha" que escorrega e prende o fio na peça, mantendo o fio ativado por mais tempo, podendo proporcionar um número menor de visitas ao consultório, ideal para pacientes que não dispõe de tempo.
Alinhadores (Invisalign): Os alinhadores são um tipo de recurso de tratamento ortodôntico, indicado para as pessoas que não querem ou não podem ter aparelhos colados aos dentes, sendo o mais estético de todos os dispositivos utilizados para correção dentária. São alinhadores transparentes, confeccionados de acetato. Ele é uma estrutura removível , moldado através do formato dos dentes do paciente. Como é feito sob medida, o encaixe dessa estrutura com a arcada dentária é considerado praticamente perfeito e imperceptível aos olhos. Os alinhadores devem ser utilizados constantemente, devendo ser removidos somente para: comer, beber líquidos que comprometam as placas e ao fazer a higiene bucal.
O tratamento ortodôntico busca proporcionar não só a harmonia estética com o alinhamento dos dentes, mas também o equilíbrio funcional de todas as estruturas relacionadas com a oclusão. Um correto alinhamento dos dentes, melhora a saúde bucal, facilitando a higienização e portanto diminuindo a incidência de cárie e doenças na gengiva e periodonto.
Ele também melhora a função mastigatória, consequentemente ajuda na deglutição e na digestão dos alimentos, além de melhorar a distribuição de forças durante a função.
Além desses benefícios, o tratamento ortodôntico ainda pode beneficiar a dicção/fala, a respiração, a qualidade do sono e diminuir as dores de cabeça.
Primeiro o paciente passa por uma consulta com a nossa ortodontista que que faz uma avaliação do caso para entender quais as necessidade e vontades do paciente em relação ao tratamento. Então é solicitada uma documentação ortodôntica para auxiliar o diagnóstico e planejamento individualizado para cada paciente. Na consulta seguinte é apresentado ao paciente o plano de tratamento, e após todas as dúvidas serem esclarecidas o tratamento é iniciado.
© 2020 Odonto Parra - todos os diretos reservados. Manutenção a cargo da G7 Informática - SP