Odontopediatria

Odontopediatra é o profissional que cuida da saúde bucal infantil e estes cuidados começam desde a gestação.Durante a gestação a futura mamãe deve manter a saúde bucal em perfeito estado,evitando assim inflamações ou infecções por problemas dentais que possam afetar a gestação e consequentemente o bebê.Na consulta à gestante cuidará da saúde bucal e receberá as primeiras orientações de higiene bucal de seu bebê.

A crianças já podem e devem receber orientação com um odontopediatria desde bebê.

E nesta consulta que além da avaliação bucal da criança,os pais recebem orientações sobre higiene,alimentação,cuidados com o nascimento dos primeiros dentinhos.

Com a erupção dos dentes,aconselhamos aos pais a trazerem as crianças de 6 em 6 meses,onde as consultas se tornaram lúdicas,através da motivação há criança a respeito da higiene,apresentamos os equipamentos odontológicos,materiais utilizados durante a consulta,para que a criança se sinta confortável e confiante durante o tratamento.

Avaliamos os dentes,o crescimento das arcadas dentárias,onde já indentificamos a necessidade de correção ortodontica,e realizamos a prevenção através de atividade educativas sobre uso da escova,fio dental,análise da dieta alimentar,verificando o uso excessivo de alimentos cariogenicos ,com alto teor de açúcar, limpeza, aplicação de flúor e, selantes.Tudo para previnir futuros tratamentos mais invasivos.Uma criança que recebe o tratamento odontológico através de orientação,motivação e prevenção desde de cedo,dificilmente será um adulto com traumas e doenças bucal.